top of page

Inglês no mercado internacional



Faz tempo que ouvimos falar que o inglês é uma tremenda vantagem competitiva para o nosso currículo e a globalização só intensificou essa realidade. Confira alguns dados atuais sobre a relevância da língua inglesa no cenário nacional e internacional:

1) Falado por 1.453 milhões de pessoas pelo mundo O inglês é o idioma mais falado no mundo levando em consideração o número total de falantes nativos e não nativos - falantes não nativos da língua inglesa são aqueles que tem outro idioma como sua língua materna tendo aprendido o inglês fora do núcleo familiar.



2) Falado mundialmente por 373 milhões de nativos


O inglês é a terceira língua nativa mais falada no mundo em número de falantes atrás somente do Mandarim chinês e do Espanhol.


3) Os Estados Unidos da América são o país com mais falantes nativos do idioma com cerca de 257 milhões desses cidadãos em seu território Outros países com grande número de falantes nativos são o Reino Unido com 56 milhões de falantes sendo a região onde teve origem a versão mais atual da língua inglesa como a conhecemos hoje ao redor do mundo; O Canadá com 19.5 milhões de falantes e também geograficamente localizado na América do Norte assim como os Estados Unidos da América; E a Austrália com 17 milhões de falantes, localizada no continente chamado Oceania e tendo sido colonizada pelos britânicos por volta de 1788.


4) A Índia e o Paquistão são os países com maior número de falantes não nativos da língua inglesa tendo materiais didáticos da educação básica totalmente em inglês


Confira mais alguns números abaixo indicando o número de falantes não nativos da língua inglesa em milhões mundo afora:



*Os números acima não apontam o nível de proficiência do idioma que em muitos desses países é ensinado somente se forma básica para comércio local com estrangeiros ou acesso a educação online gratuita. Abaixo está o ranking dos países ao redor do mundo de acordo com o nível de proficiência e separados da esquerda para a direita em proficiência muito alta, alta e moderada:



5) O Brasil é o 60º país no ranking EF EPI


Infelizmente, o nível de proficiência brasileiro não chega a se destacar nem mesmo na região da América do Sul conforme o gráfico abaixo indica:



6) Somente 1% dos brasileiros são fluentes na língua inglesa


Em território nacional o British Council em parceria com o Instituto de Pesquisa Data Popular promoveu uma pesquisa e afirmou que cerca de 5% da população brasileira consegue se comunicar no idioma e que desta seleta porcentagem de brasileiros somente 1% é realmente fluente na língua.



Diante de todos esses dados percebe-se que o brasileiro fluente na língua inglesa e que vive e trabalha em território nacional tem extrema vantagem competindo com esses 99% ou 95% da população brasileira que está lutando pra chegar em um nível de proficiência satisfatório na língua inglesa.


Porém este mesmo brasileiro proficiente na língua inglesa quando deixa o território nacional para morar, estudar e/ou trabalhar no exterior e passa a competir com profissionais de outras nacionalidades - que muitas vezes têm o inglês como idioma nativo ou oficial em seus países de origem - ele então percebe que precisa continuar aprendendo vocabulário e gramática que o ajudem a melhor se posicionar nesse cenário globalizado com tantas possibilidades de negócios, ofertas de trabalho e uma alta demanda por diversidade cultural em empresas multinacionais.


E imagine então os brasileiros que estão fora desses 1% e 5% proficientes na língua inglesa e que mesmo sendo excelentes profissionais com destaque e visibilidade em suas áreas de atuação infelizmente vão passar por frustração na hora que deixarem o Brasil e precisarem se comunicar em uma entrevista de emprego ou em um evento de networking internacionais só com um certificado de inglês básico e a conjugação do verbo to be.


Os tempos mudaram! Estude inglês na Easy Peasy Brazil com as aulas práticas e dinâmicas personalizadas que te ajudam a comunicar mais e melhor.



Comentários


bottom of page