top of page

Parque Natural Municipal Dois Irmãos



Oi, todo mundo! Aqui é a teacher Ale e hoje eu escrevo pra vocês num formato bem mais pessoal pra contar sobre um passeio incrível e gratuito que fiz com minha família na cidade do Rio de Janeiro. Que este post os ajude a se preparar, planejar e se divertir caminhando pela cidade do Rio de Janeiro! Teremos mais posts como este em um futuro muito próximo.

O Morro Dois Irmãos separa os bairros Leblon e Gávea das favelas do Vidigal e da Rocinha, e o jeito mais fácil de chegar ao parque é de carro - nós fomos de Uber e deu cerca de R$ ida e volta - mas se você pretende ir de transporte público, a linha 553 – INT8 Rio Sul x Recreio dos Bandeirantes é a que deixa mais perto do local para uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até a portaria do parque.


O parque foi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1992 e tem área de 39 hectares com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as orlas do Leblon, Ipanema e Arpoador. E, além do mirante com uma das vistas mais bonitas da cidade maravilhosa, o parque também oferece opções de lazer com quadra de esportes, áreas de recreação, e trilha mediante algumas regras seguindo a Lei de Crimes Ambientais.



Chegando à portaria do parque já deu pra ver o mirante do penhasco voltado ao Leblon e, apesar de já termos visto fotos e vídeos do local, ficamos maravilhados com a paisagem!



No meio do mirante há um memorial em respeito aos 228 homens, mulheres e crianças desaparecidos em 01/06/2009 no acidente do voo AF 447.



Nós chegamos ao parque por volta das 02 da tarde e tiramos muitas fotos - ora sob o sol forte, ora nas sombras que apareciam pelo local - tanto no mirante próximo à portaria do parque quanto na escadaria em meio ao verde do morro que dá acesso a um segundo ponto do penhasco com vista para a orla.



O mirante é muito bem preservado e a limpeza dos locais é impecável. Também por isso, achei interessante o trabalho feito por uma artista local exaltando a mulher gari - lado a lado da mulher maravilha e das meninas super poderosas - como forma de reconhecimento de um dos trabalhos fundamentais para a sociedade carioca que vive do turismo e comércio local. Especialmente por estar localizada tão perto das favelas do Vidigal e da Rocinha onde há guerra do tráfico de drogas da cidade, essa homenagem tem um significado imenso.


Descendo as escadarias e passando pelo pátio, há um segundo mirante ainda mais próximo ao mar onde passamos tempo e tiramos mais algumas fotos antes de retornarmos.





Comments


bottom of page