top of page

O muro de Berlim



No dia 09 de Novembro de 1989 começou a demolição do que era conhecido como o muro de Berlim - Berliner Mauer em alemão - mas muitos eventos históricos importantes antecedem a construção e a queda do muro que dividiu a Alemanha por quase 30 anos, então vale a pena você conferir a lista de tópicos abaixo para melhor entender o contexto geopolítico da época, seu desdobramento e consequências:

Pacto Germano-Soviético em 1939 (Molotov-Ribbentrop Pakt)


Em 23 de agosto de 1939, alguns dias antes do início da Segunda Guerra Mundial, foi assinado o Pacto Germano-Soviético de não agressão entre a Alemanha nazista e a União Soviética que assegurou aos alemães a invasão da Polônia e a incursão de tropas sobre outros países sem que a URSS se envolvesse no conflito.


Operação Barbarossa em 1941 (Operation Fritz)


No dia 22 de Junho de 1941 a Alemanha nazista de Adolf Hitler quebra o Pacto Germano-Soviético de não agressão e lança a Operação Barbarossa contra a União Soviética de Josef Stalin. O movimento pegou o exército vermelho de Stalin de surpresa e deu início a seis meses de enormes batalhas entre essas duas superpotências totalitárias numa disputa que acabaria sendo decisiva no desfecho da Segunda Guerra Mundial.


Batalha de Stalingrado em 1942 (Schlacht von Stalingrad)


A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial e ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943. A batalha resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas e a vitória da União Soviética durante o rigoroso inverno russo que fez com que armamentos e combustíveis congelassem, aviões não pudessem decolar e combatentes não resistissem ao frio.




República Democrática Alemã em 1949 (Deutsche Demokratische Republik)


Em 7 de outubro de 1949 a Alemanha do Leste foi constituída oficialmente como República Democrática Alemã (RDA) e ocupava uma superfície de 108.178 quilômetros de extensão sendo um dos estados sucessores da Alemanha derrotada pela União Soviética na II Guerra Mundial - o outro estado era a República Federal Alemã, a Alemanha Ocidental.


A República Democrática Alemã (RDA) ocupava as zonas que atualmente constituem os estados alemães de Berlim, Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia. A RDA designou Berlim do Leste como capital.


As diferenças entre os sistemas capitalista e socialista colidiram no país de maneira acentuada. O muro de Berlim foi construído para conter as fugas já que mais de um milhão de pessoas já haviam abandonado a Alemanha Oriental por já não aguentarem a crise econômica e o clima psicológico em uma sociedade não livre.



A construção do muro de Berlim em 1961 (Die Berliner Mauer)


O muro de Berlim começou a ser construído durante a Guerra Fria em Agosto de 1961 pelos próprio militares alemães que decidiram formar a Alemanha do Leste / Oriental - comunista, comandada pela União Soviética - e se separar da Alemanha Ocidental - capitalista, administrada pela França, Reino Unido e Estados Unidos da América. Na madrugada do dia 13 de agosto, enquanto os berlinenses dormiam, a República Democrática Alemã (RDA) começou a construir cercas de arame farpado e barreiras para isolar os pontos de entrada da Berlim do Leste da parte ocidental da cidade. O movimento noturno surpreendeu os cidadãos alemães em ambos os lados da nova fronteira pois não receberam nenhum aviso prévio, não tiveram tempo de replanejarem suas vidas ou ao menos de se despedirem de seus familiares e amigos dos quais agora estariam isolados por décadas.



Dentro do chamado Bloco do Leste, a Alemanha Oriental foi um caso geográfico e político especial porque em sua fronteira ocidental começava a parte livre da Europa. A Berlim Ocidental foi dividida entre as quatro potências vitoriosas da Guerra Mundial e era um ilha de liberdade no meio da Alemanha Oriental comunista.






A queda do muro de Berlim em 1989 (Die Berliner Mauer)


A insatisfação da população foi crucial no processo da derrubada do muro de Berlim "que se mostrou na incrível pressão para deixar o país". Em 1985, muitas pessoas na Alemanha Oriental esperavam uma mudança de rumo no país após a tomada do poder pelo reformador Mikhail Gorbatchev na União Soviética. Mas o ditador da Alemanha Oriental Erich Honecker permanecia irredutível, então a população demonstrou seu descontentamento com protestos nas ruas e empresas e, ainda, com o número crescente de pedidos para sair do país - em dois anos, o número dobrou de 53 mil para 105 mil, no entanto, apenas uma fração foi autorizada a deixá-la.

O muro de Berlim caiu em 9 de novembro de 1989. Milhões de alemães do Leste e Oeste entraram numa onda de imensa alegria. em 3 de outubro de 1990, quando os dois Estados alemães se reunificaram.



Se você gostou desse artigo e quer receber mais conteúdo gratuito sobre história, política e cultura basta participar dos grupos da Easy Peasy Brazil. Entre em contato conosco via Whatsapp, LinkedIn, Facebook ou Instagram na nossa página de contato.




Opmerkingen


bottom of page