top of page

Inglês: história e atualidade



Assim como todas as línguas faladas ao redor do mundo, o inglês desenvolveu-se a partir da mistura de dialetos antigos carregados de elementos culturais das civilizações que os falavam até as suas versões mais modernas como as conhecemos hoje.


O registro mais antigo da língua inglesa foi localizado na região da Grã-Bretanha, concluindo que o inglês tem cerca de 1500 anos de história que é dividida em três principais períodos:


1. Old English - também conhecido como Anglo-Saxão ou Inglês Saxônico e que durou um período de cerca de 600 anos.


O desenvolvimento de uma identidade e língua anglo-saxônica surgiu da interação entre grupos de pessoas de diferentes tribos germânicas entre si e também com grupos indígenas britânicos. Muitos dos nativos britânicos, com o tempo, adotaram a cultura e a língua anglo-saxões sendo agregados à cultura. Os anglo-saxões estabeleceram o conceito de reino na Inglaterra e, embora a língua inglesa moderna deva um pouco menos de 25% de suas palavras à língua anglo-saxônica, essa porcentagem representa a grande maioria das palavras usadas na fala cotidiana da língua inglesa como a conhecemos atualmente.




O final desse período é marcado pela invasão da Inglaterra pelos povos da Normandia quando, consequentemente, toda a sociedade, cultura e língua locais sofreram fortes alterações.


Guillaume de Normandie - também conhecido como "o Conquistador" e, às vezes, "o Bastardo".


2. Middle English - foi o desenvolvimento médio da língua durante o período compreendido entre os séculos XI e XVI.


Guillaume de Normandie - também conhecido como "o Conquistador" e, às vezes, "o Bastardo" que era descendente do líder viking Rollo - invadiu a Inglaterra em 1066 tornando-se o primeiro rei normando da região.




Guilherme I, então rei da Inglaterra - lá chamado de William I - instalou sua corte e remarcou terras entre os nobres que vieram da região francesa. Assim, o inglês foi afastado da corte em favor da língua francesa. Como o latim continuava a ser a língua dos eruditos, três línguas se encontravam presentes no território inglês. O uso dessas línguas delineava as camadas sociais: o latim era a língua do saber e da escrita, o francês (na verdade, a língua normanda e não o francês propriamente dito) era falado pelo grupo social dirigente e o inglês era a língua das demais camadas sociais. Na época, sendo a língua do saber e da escrita, o latim possibilitava a comunicação entre pessoas educadas em diferentes países e, inclusive, entre os membros das igrejas cristãs de Roma e da Grã-Bretanha. O latim teve um grande efeito na língua inglesa. Aqui estão alguns exemplos: a palavra latina "discus" tornou-se várias palavras em inglês, incluindo "disk", "dish", and "desk"; A palavra latina "quietus" se tornou a palavra inglesa "quiet"; Alguns nomes ingleses de plantas como "gengibre" e árvores como "cedro" vêm do latim; E o mesmo ocorre com algumas palavras médicas, como "câncer".






3. Modern English - é a forma moderna da língua inglesa, reconhecida a partir do século XVI e falada ao redor do mundo nos dias atuais, sendo uma língua muito rica e viva que não para de crescer ao redor do mundo.


O inglês tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores principais: a extensão do poder colonial britânico - que teve seu ápice no final do século XIX - e a hegemonia dos Estados Unidos como poder econômico no século XX.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e vários países caribenhos e mais de setenta países têm o inglês como língua oficial, sendo a maior parte desses países ex-colônias da Inglaterra. Nesses locais, a língua inglesa é usada como meio de comunicação em diversos setores: na administração governamental, na educação, no sistema judiciário ou nos meios de comunicação de massa.





Países que possuem o Inglês como Língua Nativa

⦁ Austrália

⦁ Bahamas

⦁ Estados Unidos

⦁ Granada

⦁ Guiana

⦁ Inglaterra

⦁ Escócia

⦁ Gales

⦁ Irlanda

⦁ Jamaica

⦁ Nova Zelândia

⦁ Trinidad


Países com o Inglês como língua oficial, mas não nativa


⦁ Botsuana

⦁ Fiji

⦁ Gâmbia

⦁ Gana

⦁ Libéria

⦁ Maurício

⦁ Nigéria

⦁ Rodésia

⦁ Serra Leoa

⦁ Uganda

⦁ Zâmbia


Países com Inglês como segundo idioma oficial


⦁ Camarões

⦁ Índia

⦁ Lesoto

⦁ Malui

⦁ Malta

⦁ Namibia

⦁ Nauru

⦁ Filipinas

⦁ Singapura

⦁ África do Sul

⦁ Suazilândia

⦁ Tanzânia

⦁ Tonga

⦁ Samoa Ocidental.

Comments


bottom of page