top of page

Día de los Muertos: origens e comemorações ao redor do mundo.




O Día de los Muertos é considerado como a tradição mais representativa da cultura mexicana. Essa festividade foi declarada pela Unesco, em 2003, como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Devido a isso, a celebração passou a ser introduzida em diversos outros países.

Mas, a pergunta que não quer calar: como surgiu o Día de los Muertos? Qual seria a sua influência no mundo?



Origem do Día de los Muertos


O Día de los Muertos possui origem indígena e é celebrado no México antes mesmo da colonização espanhola. Alguns ancestrais, como os Maias e os Astecas, já celebravam esse dia, o que popularizou essa festividade por toda a América Latina.

De início, os povos pré-hispânicos faziam essa comemoração durante todo o mês de agosto. Era comum a prática de conservação dos crânios de diversos defuntos, para mostrá-los durante os rituais, já que eles simbolizavam a morte e o renascimento.

Com a chegada dos colonizadores espanhóis, esses rituais anteriores mudaram - já que eram considerados pagãos. Sendo assim, a data comemorativa, que era de um mês, passou a ser no início de novembro, em dias próximos às comemorações do Dia de Todos os Santos e Dia de Finados - comemorações cristãs.



Quando se celebra o Día de los Muertos?


Segundo a tradição, o dia 1 de novembro é dedicado à celebração das crianças já falecidas. Já no dia 2 de novembro, tem-se a dos adultos falecidos.

Entretanto, no calendário cristão, dia 1 de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos e no dia 2 de novembro tem-se o Dia dos Finados, que relembra a todos os entes queridos já falecidos, independente de serem crianças ou adultos.

Diferente da comemoração cristã, a tradição mexicana festeja bastante o Día de los Muertos nos dias 1 e 2 de novembro. Portanto, o Día de los Muertos e o Dia de Finados são comemorações muito diferentes, cuidado para não se confundir!



Caveiras mexicanas

Como o Día de los Muertos é festejado no México?


A crença popular é a de que as almas dos entes queridos, que se foram, regressem da “vida após a morte” ou “paraíso” durante o Día de los Muertos. Por conta disso, eles são recebidos com uma oferenda de suas comidas e bebidas favoritas em vida, frutas, caveiras de açúcar - dizem que ofertá-la a um morto garante o seu lugar no paraíso, e, se for o caso, brinquedos para as crianças já falecidas.

Outra parte importante da tradição é o fato de se visitar cemitérios nesses dias. Normalmente, independente de ser durante o dia ou à noite, as famílias se reúnem, vão ao cemitério e colocam velas sob a tumba dos entes queridos como forma de iluminar o caminho de suas almas.

Em geral, as oferendas são ofertadas nos altares que montados com flores - principalmente a calêndula, e fotos dos entes que já se foram. As famílias festejam bastante com muitas canções, comidas, além de desenharem em seus rostos as caveiras mexicanas - a figura de Catrina é um grande exemplo disso.

Desfiles pelas ruas da cidade e casas enfeitadas também são um marco dessa data.



El Altar de Muertos (O altar dos mortos)

Desfile do Día de los Muertos

Calaveritas de Azúcar (Caveirinhas de Açúcar)

Día de los Muertos e sua influência em outros países do globo


Além do México, o Día de los Muertos também passou a ser comemorado em outros países como Guatemala, Honduras, Estados Unidos, Canadá e Brasil. Nesses países, algumas pessoas saem nas ruas com o desenho de uma caveira mexicana no rosto, como forma de simbolizar os desfiles que acontecem nas cidades mexicanas. Além disso, é possível notar uma inserção do Día de los Muertos nas escolas, para que as crianças possam conhecer ainda mais a cultura latina.

Alguns outros países, como a Espanha, ainda estão introduzindo essa cultura em alguns pontos das cidades, o que é extremamente importante para o avanço da arte latina no âmbito mundial.


Por fim, vale ressaltar que já há a representação dessa comemoração na área do cinema. O grande filme da Disney chamado “Viva - a vida é uma festa” retrata exatamente o Día de los Muertos e a importância dessa data para os mexicanos. Caso queira aprender ainda mais sobre essa grande festividade cultural, aconselho assistir esse filme incrível e preparar alguns lencinhos de papel também.





E aí, gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o Día de los Muertos e sua influência em outros lugares do mundo? Se sim, continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais para receber ainda mais informações sobre os nossos projetos.


Aproveite e venha conhecer a Easy Peasy Brazil! Agende já sua aula experimental gratuita através do link abaixo.


Até a próxima!








Comments


bottom of page